Veja a lista de obras literárias indicadas para professores

Indicações de obras literárias para professores

Texto: Redação | Fotos: Reprodução | Adaptação Web: Rodrigo Sodré

Confira a galeria de indicações de livros para professores:

1.BRINCANDO COM AS HABILIDADES MOTORAS OS MOVIMENTOS NATURAIS CONTRIBUINDO NA ALFABETIZAÇÃO
Autora: Cecília Mariano
Editora: Wak
188 páginas / 2017
Assunto: Psicomotricidade
e alfabetização

Os educadores despertaram para a grande importância motora na alfabetização. Quando conseguimos estabelecer um paralelo entre o domínio corporal e as dificuldades na aquisição da leitura e escrita, conseguimos também buscar ações corporais que irão contribuir neste processo. Quando falamos em dificuldades na aprendizagem, temos de nos questionar como os desenvolvimentos motor, social, emocional e psíquico estão se relacionando, pois todos precisam estar em equilíbrio. A leitura aborda as possíveis dificuldades e os comportamentos que as crianças podem apresentar durante o processo de alfabetização, uma vez que problemas de aprendizagem mantêm estreitas relações com distúrbios psicomotores.

2. A ESCOLA DIANTE DA DIVERSIDADE
Autores: Mary Rangel (org.), Marcio Caetano e Jonas
Alves da Silva Junior
Editora: Wak
108 páginas / 2017
Assunto: Diversidade e inclusão

O livro reúne estudos sobre a escola diante da diversidade, cujas manifestações nesse contexto interpelam modelos uniformes e equivocados de compreender o ser humano. A incompreensão e os
equívocos justificam e promovem discriminações, exclusão social e expressiva dimensão de violências, cujos tipos e índices, conforme são apresentados no livro, desconsideram princípios básicos de direitos humanos. São levantadas entre outras questões, a desigualdade e seus efeitos na autorrepresentação; gênero e sexualidade: diálogos e conflitos; diversidade e educação: apontamentos sobre sexualidade e gênero na escola.

3. NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO – POTENCIALIDADES DOS GÊNEROS EM SALA DE AULA
Autora: Marta Pires Relvas
Editora: Wak
158 páginas / 2017
Assunto: Neurociência

A obra apresenta abordagem tanto nos aspectos científicos da aprendizagem, da inteligência, do comportamento e dos gêneros quanto na interface escolar das dimensões biológica, psicológica, afetiva, emocional e social do estudante na sala de aula. Deixa entender que ensinar a uma pessoa uma habilidade nova implica maximizar o potencial de funcionamento de seu cérebro e são levantadas questões como motivação e adolescência, diferenças entre pensamentos de meninos e meninas.

4. DOIS IRMÃOS
Autor: Milton Hatoum
Editora: Companhia das Letras
266 páginas / 2006
Assunto: Romance

A história dos gêmeos – Yaqub e Omar – e suas relações familiares. Moram na mesma casa Domingas, empregada da família, e seu filho. O filho da empregada narra, trinta anos depois, os dramas que testemunhou calado, vendo os personagens se entregarem ao incesto, à vingança, à paixão desmesurada. O lugar da família se estende ao espaço de Manaus, o porto à margem do rio Negro — a cidade e o rio, metáforas das ruínas e da passagem do tempo acompanham o andamento do drama familiar.

5. NEUROPSICOPEDAGOGIA E APRENDIZAGEM
Organizadores: Roberte Metring e Simaia Sampaio
Editora: Wak
216 páginas / 2016
Assunto: Neuropsicopedagogia

Redigido por uma equipe de conceituados especialistas, a obra propõe um caráter multidisciplinar, visando fornecer uma visão ampla e atualizada de viés neurocientífico sobre os processos de aprendizagem, suas dificuldades, transtornos e intercorrências. Tem como objetivo oferecer conceitos teóricos e metodológicos acerca de temas relevantes ao trabalho clínico e educacional que possam servir de ferramenta auxiliar aos profissionais que lidam com pessoas com dificuldades e transtornos de aprendizagem.