Indicações Literárias para alunos

Títulos de leitura básica para aperfeiçoamento e maior entendimento da língua

Texto Redação | Adaptação Giovanna Henriques | Foto Divulgação

 

 

  1. Manual da Boa Escrita – Vírgula, crase, palavras compostas                                                                                                                                                            
    Editora Lexikone
    Autora: Maria Tereza de Queiroz
    Piacentini
    2014 / 199 páginas
    Assunto: Gramática
    No livro, a autora reúne tudo o que foi possível sistematizar sobre crase, vírgula e palavras compostas. Com base em sua experiência, Piacentini ensina que muitos são os temas da gramática da língua portuguesa brasileira que suscitam intermináveis dúvidas, até mesmo para quem escreve bem. Este Manual da Boa Escrita é de fácil compreensão e de consulta confiável, para desvendarmos os mistérios que assombram as dissertações, provas, relatórios e bilhetes do dia a dia. É ideal para reforçar o conhecimento do leitor com os exercícios desenvolvidos pela autora especialmente para cada lição, acompanhados de soluções comentadas, que visam a esclarecer as dúvidas, até o fim do processo de estudo.
  2.  Aprender e Praticar Gramática

    Editora FTD – Didáticos
    Autor: Mauro Ferreira
    2014 / 832 páginas
    Assunto: Gramática
    Direcionado ao ensino médio, o livro de Mauro Ferreira é dividido em 34 unidades de estudo que oferecem ao aluno a oportunidade de ampliar as suas competências linguísticas e de consolidar a base teórica do conhecimento, por meio de textos claros, objetivos e de fácil entendimento. O conteúdo da obra estabelece links diretos entre o universo da linguagem e a realidade dos alunos, além de articular conceitos gramaticais básicos com a leitura e a escrita funcionais.

  3.  Textos Básicos de Ética

    Editora Zahar
    Autor: Danilo Marcondes
    2009 / 144 páginas
    Assunto: Filosofia
    Esta antologia de textos sobre ética tem como objetivo pôr o estudante em contato direto com as ideias dos grandes pensadores. Em vez de o aluno ‘ouvir falar’ ou ‘ler sobre’ o que os filósofos pensam sobre o tema, terá oportunidade de lidar diretamente textos de Platão a Foucault. Elaborado para utilização didática, o volume está organizado com uma introdução para cada filósofo; destaca sua importância e finaliza cada seção com uma série de questões e temas para discussão em sala de aula e indicação de leituras complementares.

  4.  Emília no País da Gramática

    Editora Globo
    Autor: Monteiro Lobato
    2009 / 148 páginas
    Assunto: Literatura didática
    Clássico da literatura infantojuvenil, este livro de Lobato conta a viagem que Emília e seus amigos fazem até o País da Gramática. Lá, eles aprendem a língua portuguesa caminhando pelos bairros da cidade Portugália, brincando de criar palavras, interjeições, orações. Indicado para estudantes do primeiro ciclo, o livro, enquanto diverte, ensina etimologia, sintaxe, ortografia, a origem e o significado das palavras e como escrevê-las corretamente, formando frases coerentes e coesas.

  5.  Descobrindo a Gramática

    Editora FTD – Didáticos
    Autores: Gilio Giacomozzi e Gildete Valério
    2015 / 240 páginas
    Assunto: Gramática
    Esta nova edição de Descobrindo a Gramática traz uma distribuição dosada de conteúdos gramaticais, com encaminhamento passo a passo para alimentar as descobertas dos alunos em sala de aula. Entre os destaques, está o trabalho com uma grande variedade de gêneros textuais, contextualizações e exemplos, além de exercícios variados para estimular o interesse do aluno.
    A obra também traz três seções com dicas, curiosidades e adivinhações — é uma obra utilíssima para a interação entre mestres e alunos.

Revista Conhecimento Prático Língua Portuguesa Ed. 64