5 dicas de livros para quem é aluno

Indicações de obras literárias para alunos

Texto: Redação | Fotos: Reprodução | Adaptação Web: Rodrigo Sodré

Confira a galeria de indicações de livros para alunos:

1. A COR DAS ALMAS

Autora: Neide Barth Rosenscheg
Editora: Autografia
338 páginas / 2017
Assunto: Romance

A região norte de Santa Catarina é o cenário de A Cor das Almas, que conta a história de um amor proibido, nos tempos em que o preconceito racial era forte e motivo de desavenças. Os personagens são fictícios, o livro se passa dentro do contexto histórico da região, contendo, inclusive, algumas passagens em língua alemã. Por intermédio dos personagens do livro e de uma bela narrativa, Rosenscheng faz um passeio pela história, levando o leitor para o seu íntimo, e revelando a cor verdadeira que está no interior das almas.

2. NÓIS SABE PORTUGUÊS – A LÍNGUA PORTUGUESA NO DIA A DIA

Autores: Sérgio Simka e Cida Simka
Editora: Wak
84 páginas / 2017
Assunto: Língua portuguesa

Com ilustrações de Otávio Zaia, o livro traz na primeira parte 15 histórias superengraçadas, que dizem respeito a situações usuais de comunicação de uso de nosso idioma. A segunda parte apresenta outros 15 textos bem-humorados com dicas a respeito do Português, que se prestam também a uma espécie de capacitação linguística por parte de quem deseja se aprimorar constantemente.

3. CORRIJA-SE! DE A A Z

Autor: Luiz Antonio Saccomani
Editora: Nova Geração
416 páginas / 2011
Assunto: Gramática

Indispensável para estudantes, pesquisadores, profissionais da escrita e para o público em geral. A obra foi editada enquanto ainda perduravam as dúvidas quanto às novas regras da escrita do
português, em função do novo Acordo Ortográfico — pela sua consistência e praticidade, o livro do gramático e dicionarista Luiz Antonio Saccomani mantém sua importância e utilidade como uma importante obra de consulta.

4. GRAMÁTICA DESCRITIVA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autor: Mário A. Perini
Editora: Vozes
560 páginas / 2016
Assunto: Língua falada

Esta gramática descreve o português tal como se fala atualmente no Brasil. O leitor encontrará aqui muitos dos resultados da pesquisa recente que se tem realizado intensivamente em nosso país, e uma visão coerente e abrangente da estrutura de nossa língua falada. Mário A. Perini evita discussões teóricas, tornando o texto acessível aos estudantes, mesmo àqueles que não possuem formação específica em linguística.

5. GRAMÁTICA FUNDAMENTAL 1

Autor: Douglas Tufano
Editora: Moderna
254 páginas / 2016
Assunto: Gramática

Conhecer conceitos e noções fundamentais da norma culta é uma exigência constante na vida de qualquer pessoa. Visando promover a assimilação desses conceitos de modo natural, como o próprio processo de aquisição da linguagem, a coleção Gramática Fundamental traz diversidade de textos e de atividades, que contribuem para a reflexão sobre os conteúdos apresentados e ampliam os conhecimentos de modo divertido.